Conceitos Fundamentais de Matemática

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: EDB10046
Sigla: CFM
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Corpo docente: Célia Maria Martins Vitorino Mestre

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
- Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
- Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
- Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
- Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Conteúdos programáticos

Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Funções e sua representação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular visa a compreensão aprofundada e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida, Número e Operações e Álgebra e Funções, daí que estes sejam os temas a desenvolver ao longo do semestre. Além disso são realizadas tarefas de modo a usar o raciocínio indutivo e dedutivo e nas quais se pretende que os estudantes desenvolvam e utilizem o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz. Os temas são trabalhados de forma integrada, de modo a conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que, nesta UC, os estudantes revisitem conceitos, processos e procedimentos matemáticos basilares à atividade matemática tendo em vista a sua aprendizagem com compreensão. Tendo como ponto de partida problemas de diverso tipo relacionados com os diversos conteúdos programáticos, incentivar-se-á a sua exploração recorrendo a estratégias diversificadas. As atividades de análise e discussão coletiva destas estratégias bem como de reflexão sobre o trabalho realizado, serão articuladas com conhecimento matemático de caráter teórico, de modo a favorecer a problematização de eventuais conceções erróneas sobre ideias matemáticas importantes, bem como a consolidação e aprofundamento, pelos estudantes, do seu conhecimento sobre os referidos conteúdos. Para tal, é imprescindível que os estudantes se envolvam ativamente nas tarefas propostas, resolvendo problemas, discutindo ideias e realizando os trabalhos indicados.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação. No âmbito da modalidade de avaliação contínua serão tidas em conta (i) a participação nas aulas e (ii) a realização de dois testes escritos, correspondendo, cada um, a 50% da classificação final da UC. Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário que a média dos testes corresponda a 10 valores, sendo obrigatório que em cada um dos testes seja obtido, no mínimo, 7 valores.
Em alternativa, os estudantes poderão optar pela realização de um exame final.

Bibliografia

Boavida, A.M., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2016). Manual de Matemática para professores do ensino primário. Luanda: Ministério da Educação, República de Angola.
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (2003). Geometry. New York: W. H. Freeman and Company.
Musser, G.; Burger, W. & Peterson, B. (2009). Mathematics for elementary teachers. A Contemporary Approach. USA: Prentice-Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.

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